6 antioxidantes essenciais e como adicioná-los a sua dieta

Quando pensamos em nutrientes, nos vêm à cabeça as vitaminas, os minerais, as proteínas, os hidratos de carbono ou gorduras, mas o nutriente mais importante e essencial é o oxigênio.

Através da comida, podemos trazê-lo para o nosso corpo os antioxidantes necessários para funcionar adequadamente e sentir em plena forma.. pode se obter o mesmo com o programa fit.

Respiração celular

1. Vitamina C

A vitamina C, em combinação com as vitaminas B5 e B6, é parte fundamental da síntese de hemoglobina, que transporta o oxigênio para as células e tecidos.

Podemos incluir vitamina C em nossa dieta tomando laranjas, kiwis, mirtilos, amoras, framboesas, acerola, romã…

A quantidade recomendada é de 120 mg/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

  • 125 g de couve
  • 95 g de brócolis
  • 2 laranjas

2. Vitamina E

A vitamina E evita a oxidação das células de gordura, as estruturas que compõem as membranas celulares, ou o colesterol. Encontra-Se, sobretudo, os frutos secos e as sementes (e em seus óleos obtidos por pressão a frio).

A quantidade recomendada é de 20 mg/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

  • 50 g de sementes de girassol, cruas e descascadas
  • 20 ml de óleo de linho
  • 70 g de amêndoas cruas, sem casca

3. Omega-3

Os ómega-3 (DHA e EPA) aumentam os níveis de antioxidantes endógenos, os produzidos pelo próprio corpo. Embora não se costumam classificar entre os antioxidantes, reduz os níveis de radicais livres.

Podem incluir-Se à dieta vegetariana através de óleos de algas, sementes de cânhamo, chia, linhaça e sacha inchi.

A quantidade recomendada é de 1,5 g/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

Omega-3 vegetal

4. Fitoesteróis

Os fitoesteróis reduzem a absorção de colesterol LDL e, associados com a vitamina E, que protegem contra a oxidação.

Alimentos ricos eles são as nozes, trigo sarraceno, como a graviola, o arroz, as tâmaras, as uvas, o óleo de cártamo, as sementes de gergelim, azeitonas, figos, framboesas, cenouras, aspargos, acelga, pimentão, pepino, alho, cebola, arroz integral…

A quantidade recomendada é de 500 mg/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva extra-virgem
  • 1 anona
  • 125 g de trigo sarraceno

5. Carotenóides

Os carotenóides protegem os olhos e a pelee potencializam o sistema imunológico e a fertilidade. São pigmentos que encontramos em plantas, algas e bactérias. Existem mais de 500 tipos; os mais conhecidos são o beta-caroteno e o alfacaroteno, a luteína, licopeno e a pele ou o projeto fit 60d

Uma forma fácil de instalá-los é incluindo frutas e vegetais de cor laranja, amarelo, vermelho, verde escuro e roxo, como abóbora, tomates, amoras, framboesas, pimentos, cenouras, couve lombarda, legumes de folha verde, melancia, milho roxo, beterraba, romã, manga, mamão, caqui…

A quantidade recomendada é de 150 mg/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

  • 50 g de polenta
  • 85 g de feijão brancas
  • 2 cenouras médias

Anticancerosos

6. Polifenóis

Os polifenóis são compostos bioativos que se encontram nas plantas e que têm mais de um grupo fenol por molécula. Dentro de nosso corpo destes compostos fermentados ajudados pelas bactérias do sistema digestivo, criando metabólitos de grande poder antioxidante.

São muito ativos e protegem especialmente o sistema circulatório. São anticancerígenos, anti-inflamatórios e neuroprotectores. Muito interessante também é o efeito que exercem sobre o nível de açúcar no sangue.

É muito importante escolher alimentos ricos em polifenóis, como frutas vermelhas, chá verde, cacau, canela, nozes, uva-do-monte, damasco, linhaça, castanha, alcaparra, aromáticas e especiarias.

A quantidade recomendada é de 200 mg/dia. Quais os alimentos que nos proporcionam?

  • 40 g de mirtilos
  • 90 g de lentilhas
  • 1/2 beterraba

 

Esta entrada foi postada em Saude.